• bandeirantedigital

Qual será o destino da rede Ethereum?

O Ethereum inovou no mundo cripto com a possibilidade de implementação de smart contracts, emissão de tokens utilizando a rede ETH, entre outras coisas, o que fez a ficar conhecida como uma criptomoeda 2.0.

Com toda essa inovação, a rede conseguiu dominar o mercado dos tokens, tendo a maioria esmagadora de outras criptomoedas utilizando sua rede. Isso trouxe vários aspectos, tanto positivos quanto negativos. Essa concentração em sua rede, permitiu o crescimento e fortalecimento do Ethereum como blockchain. Porém, toda essa quantidade de projetos baseados nela, trouxe uma grande carga de dados, que a rede não conseguiu suportar de maneira adequada, congestionando a rede e elevando o preço das taxas de transação a níveis absurdamente altos.


Apesar da concentração de projetos em sua rede, o que pode permitir que a rede continue com grande apelo perante tanto investidores quanto novos projetos, isso pode levar a que outros projetos que estão trazendo grandes inovações sendo chamados de criptomoedas de terceira geração (3.0) tenham a chance de se fortalecer como grandes projetos e terem um rápido e forte crescimento. Isso poderia criar um movimento de debandada dos projetos baseados em Ethereum para outros projetos de terceira geração, levando a um declínio da rede.


Outro ponto importante a ser destacado é o absurdo nível das taxas de transação, ultrapassando a casa dos R$100 por transação! Neste nível de taxa, inviabiliza diversos investimentos e operações no mercado cripto, o que pode ser outro ponto importante que pode levar a um esvaziamento da rede, com os projetos buscando alternativas com taxas de transação mais baratas e com menor tempo de efetivação das transações.


Apesar do time do Ethereum ser de primeira linha, será que será suficiente para manter o projeto atrativo o suficiente para manter o crescimento da rede? Toda essa concentração de projetos em sua rede será um ponto positivo, que amarrará os projetos à eles?


Nomes como Charles Hoskinson, que foi um dos criadores da rede Ethereum, atualmente está dedicado a seu novo projeto, a Cardano (ADA), que possui diversas novas funcionalidades que a tornam uma moeda de terceira geração, e tem atraído olhares dos investidores, e que tem tido um forte crescimento nos últimos meses.


Como é impossível prever o futuro, a dica é sempre a mesma, básica e simples: diversificação.


#crypto #cripto #eth #ethereum #ethhighfees

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo