top of page
  • bandeirantedigital

CVS Health tem enorme quantidade de dados vazados

Atualizado: 5 de jul. de 2023



Recentemente, recebi de um leitor, um aviso sobre o vazamento de dados da CVS Health, uma grande empresa de saúde norte americana, que entre suas subsidiárias, está a famosa rede de farmácias CVS.


Apesar de afetar basicamente norte-americanos, este vazamento pode nos ensinar algumas coisas, dentre as quais os riscos que corremos ao realizar 'simples' pesquisas de remédios, vacinas e outras coisas. Entre os dados vazados, estavam as pesquisas de internautas dentro do site da CVS. Porém um detalhe curioso é que em muitos casos, é possível realizar a ligação entre quem fez a pesquisa e o que foi pesquisado, visto que um e-mail era usado para logar no site.


Na realidade, uma empresa terceira, que tinha acesso a estes dados, deixou o banco de dados com acesso público, sem restrições e sem nenhuma proteção. Esta prática, é extremamente comum em diversas empresas, onde dados privados de seus usuários ficam em poder de terceiros.


Estas informações, em posse de pessoas má intencionadas, podem servir em campanhas de phishing ou até mesmo campanhas de chantagem por e-mail, com os criminosos pedindo valores em criptomoedas para não tornar público seus dados online.


Mas então, o que este vazamento pode nos ensinar?


  1. Utilize serviços de alias/redirecionamento de e-mails. Isto ajuda a te manter anônimo, sem que sua identidade e seu e-mail pessoal sejam revelados.

  2. Não deixe de usar um serviço VPN para 'mascarar' seu IP, para que as informações cruzadas não cheguem até você.

  3. Prefira o uso de navegadores que tenham compromisso sério com a privacidade, como Firefox e o Brave.

  4. Por último, lembre-se que muitos de nossos dados circulam na web; portanto, e-mails que contenham dados verdadeiros não significam que o remetente da mensagem seja autêntico. Sempre entre em contato diretamente com a empresa/pessoa, evitando ao máximo clicar em links ou entrar em contato com telefones ou e-mails contidos na mensagem.

Deixo meu agradecimento especial à leitora Amanda, que indicou este vazamento para que eu pudesse postar e alertar os leitores.


Caso queiram uma leitura mais aprofundada sobre este caso específico, podem acessar o link a seguir: https://www.websiteplanet.com/blog/cvs-health-leak-report/


Navegue seguro.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pensamento sobre privacidade digital

Proteger sua privacidade online é essencial na era tecnológica atual. Mantenha-se seguro, use senhas únicas e fortes, ative sempre que possível a autenticação em 2 etapas (ou 2 fatores) e evite compar

ความคิดเห็น


Post: Blog2_Post
bottom of page