top of page
  • bandeirantedigital

Privacidade em risco!

Somos monitorados durante todo o tempo em que navegamos na internet. Navegadores, provedores de serviços, aplicativos, serviços de busca, etc. A lista é extensa. Grandes empresas de tecnologia utilizam todo tipo de informação que conseguem coletar dos usuários para direcionar e maximizar propagandas de anunciantes.

Para termos ideia, é possível gravar a movimentação do mouse durante a visita à um site, por exemplo, sendo possível o dono do site verificar posteriormente a gravação. Isto é muito utilizado por empresas de marketing e/ou autônomos para ajustar o layout do seu site para que consigam extrair o máximo possível dos usuários, seja alterando a posição de anúncio de um produto ou revendo o design do site para aumentar as vendas.


Além deste tipo de dado, outros diversos são coletados durante todo o tempo que permanecemos na internet, muito mais sensíveis e perigosos caso caiam em mãos erradas, como por exemplo nossa localização em tempo real, o que digitamos, o que falamos - mesmo com o celular em standby.


Todos esses dados são coletados de maneira invisível ao usuário e sem seu consentimento, o que gera uma grande discussão sobre a invasão à privacidade dos usuários.


Infelizmente, muitos serviços gratuitos que utilizamos só são gratuitos pois coletam nossas informações e as utilizam para vender esses dados aos anunciantes em forma de anúncios e propagandas direcionadas.


Por ser algo invisível, boa parte das pessoas tolera a perca de sua privacidade. Mas devemos pensar se realmente vale a pena trocar nossa privacidade por um e-mail gratuito, uma rede social gratuita etc. Lembre-se sempre da famosa frase: não existe almoço grátis! Devemos repensar como encaramos esta situação, pois os riscos de abrirmos mão de nossa privacidade pela comodidade não vale a pena.


Precisamos ter o controle de nossas vidas e reivindicar o direito à privacidade digital.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pensamento sobre privacidade digital

Proteger sua privacidade online é essencial na era tecnológica atual. Mantenha-se seguro, use senhas únicas e fortes, ative sempre que possível a autenticação em 2 etapas (ou 2 fatores) e evite compar

Post: Blog2_Post
bottom of page