• bandeirantedigital

Carteiras cripto, o que são e quais tipos existem?

Se você é está começando no mundo cripto, é normal ter várias dúvidas com relação ao funcionamento deste mercado, que tem crescido cada vez mais tanto entre as pessoas físicas quanto investidores privados.

Neste post, irei discorrer sobre os tipos de carteiras que existem, quais os tipos, para que servem e quais as vantagens e desvantagens de cada uma.


Apenas para desfazer qualquer confusão, é importante ressaltar que este nome 'carteira' não é exatamente o mais apropriado, pois remete ao pensamento que a carteira armazena os criptoativos, o que na realidade, não é verdade. Toda criptomoeda na verdade está presente em sua blockchain respectiva e não existe fora dela. Aí vem a pergunta, então o que é e para que serve uma carteira? A resposta é simples: para armazenar sua(s) chave(s) privada(s). Caso você não saiba exatamente o que é isso, dê uma olhada no post clicando no botão a seguir:

Então, respondendo à primeira pergunta, uma carteira cripto nada mais é o meio pelo qual você armazena sua chave privada, o que nos leva à segunda pergunta. Quais os tipos que existem? Bom, basicamente são divididos entre cold e hot wallets. Elas se distinguem basicamente pelo fato de que as hot wallets são meios os quais a chave privada armazenada está em contato de alguma forma, com a internet. As cold wallets possuem suas chaves privadas armazenadas fora e [em teoria] sem contato com a internet. A seguir, um quadro com as diferenças e tipos de carteiras disponíveis:

Como pode-se notar, mesmo dentre as cold e hot wallets, temos 'subdivisões'. Temos prós e contras em cada um dos tipos de carteiras. É sempre recomendado o armazenamento em alguma Cold wallet, porém é importante ressaltar que as paper e iron wallets possuem pontos negativos, principalmente para iniciantes, portanto é altamente recomendado o armazenamento cold storage em hardware wallets.


A principal diferença entre as Cold e Hot wallets são a facilidade de uso e trade dos fundos. Isso tem mudado recentemente, com algumas empresas fabricantes de hardware wallets integrando aplicativos de terceiros, sendo possível a realização de operações de compra de modas, Swap, stake, etc. Porém, para transformar criptomoedas em moedas fiduciárias ainda é necessário a utilização das exchanges (corretoras) de criptomoedas.


Se você quer saber um pouco mais, recomendo ler as postagens a seguir:

https://www.bandeirantedigital.com.br/post/bitcoin-e-criptomoedas-come%C3%A7ando-com-o-b%C3%A1sico

https://www.bandeirantedigital.com.br/post/investindo-em-criptomoedas-com-seguran%C3%A7a


#bitcoin #criptoativos #criptmoedas #carteiras #coldwallets #hotwallets #hardwarewallets #ledger #trezor #safepal #metamask #myetherwallet #carteiracripto

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo