top of page
  • bandeirantedigital

Senhas e nomes de usuário (atualização fev23)

Já falei bastante sobre senhas, mas é sempre importante manter-se atualizado.

Basicamente, há 2 formas de se armazenar uma senha: fisicamente e digitalmente. Em ambos os casos, há prós e contras. O armazenamento digital possui alta praticidade e em alguns casos uma boa segurança. Já o armazenamento físico (em papel), pode não ser tão prático, e se usado adequadamente, possui elevada segurança. Há gente que prefira o bom e velho papel, já que pensando em hackers, não existe a possibilidade de se hackear anotações em papel. Mas apesar disto, é importante dizer que há um risco relacionado às câmeras dos smartphones: caso seu smartphone esteja comprometido, há chances do hacker possuir acesso irrestrito à sua câmera, e num descuido, você pode apontá-la para as anotações e o hacker ter acesso à todas elas. Portanto, é importante ter sempre o cuidado de evitar que qualquer câmera possa estar apontada para suas anotações em papel.


O uso de gerenciadores de senha, apesar de recomendado, deve ser feito com cautela. Pontos a considerar consistem na (1) necessidade de uma senha bem forte para acessar o cofre, (2) em periodicidade de backup (caso o fornecedor do software encerre suas atividades) e (3) problemas com a centralização de todas suas credenciais em apenas um local.


Idealmente falando, pensando na mitigação de possíveis riscos relacionados à invasão, tanto de seu computador quanto dos servidores do provedor do software de gerenciamento, seria interessante a utilização de 2 ou 3 softwares de gerenciamento de senhas, evitando um mesmo serviço sendo salvo em todos os softwares. Talvez seja interessante utilizar um software de gerenciamento apenas para sites de compras, outros para sites diversos como blogs, redes sociais, serviços de mídia, etc e outro para e-mails, armazenamentos em nuvem e VPNs.


Além disso, apesar dos riscos de um keylogger estar instalado em sua máquina, é importante que as senhas para desbloqueio dos softwares de gerenciamento de senhas sejam salvos em papel, armazenados em local seguro, e ao menos com uma cópia guardada em local distinto.


Como dica para criar senhas fortes e fáceis de memorizar/lembrar, pense num refrão ou trecho de sua música preferida, você pode utilizar a frase como sua senha, acrescentando alguns números e caracteres especiais, talvez no início, talvez no final da senha. Isso garante senhas longas, extremamente fortes e fáceis de lembrar.


Lembre-se de não utilizar uma mesma senha para mais de um serviço.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pensamento sobre privacidade digital

Proteger sua privacidade online é essencial na era tecnológica atual. Mantenha-se seguro, use senhas únicas e fortes, ative sempre que possível a autenticação em 2 etapas (ou 2 fatores) e evite compar

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page