top of page
  • bandeirantedigital

Por que eu deveria criptografar meus arquivos?

Já fiz alguns posts sobre a importância da criptografia, inclusive alguns tutoriais sobre como utilizar o Veracrypt. Mas gostaria de dar mais um motivo para que você decida criptografar seus dados.

Além dos vários motivos que já citei em posts anteriores sobre a importância da criptografia de nossos dados, neste artigo especialmente irei comentar sobre uma situação bem delicada que todos estamos sujeitos. Refiro-me ao fato de quando nosso computador ou laptop pára de funcionar e precisamos levá-lo à uma assistência técnica. Com todo o respeito aos profissionais da área, mas quando levamos nosso computador pessoal para manutenção/reparo, caso nossos dados não estejam armazenados de maneira segura, o técnico que manuseará o dispositivo terá total acesso à todos os nossos arquivos.


Com nossos dados devidamente criptografados, nós podemos ter a certeza que nossos dados estarão seguros caso quem for manipular seu computador tenha más intenções. Portanto é muito importante que nos conscientizemos com relação à necessidade de armazenarmos nossos dados de maneira segura.


Todos nós salvamos informações sensíveis em nossos dispositivos, que em posse de alguém com más intenções, pode se tornar uma ferramenta de extorsão. Já ouvi casos de pessoas que após levar seu dispositivo para conserto, sofreu com extorsões com relação à arquivos pessoais. No caso de celulares, pode acontecer da pessoa que teve acesso ao seu dispositivo, clone seu número e tente aplicar golpes em seus contatos. Portanto, é importante que aprendamos a trabalhar no mundo virtual de maneira segura, assim como em nossa vida real usamos fechaduras, chaves, cercas, sistemas de vigilância por câmeras, etc.


Pesquise, aprenda a usar os softwares de criptografia e armazene seus dados de maneira realmente segura.

13 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pensamento sobre privacidade digital

Proteger sua privacidade online é essencial na era tecnológica atual. Mantenha-se seguro, use senhas únicas e fortes, ative sempre que possível a autenticação em 2 etapas (ou 2 fatores) e evite compar

Post: Blog2_Post
bottom of page