• bandeirantedigital

Novo vazamento de dados - Facebook

No começo do mês corrente (abril), foi descoberto em um forum hacker um banco de dados com mais de 500 milhões de contas de usuários da maior rede social do mundo.


De acordo com as fontes, o banco de dados possui dados como e-mails, data de nascimento e até o número de telefone (se cadastrado na rede), entre outros dados. O vazamento atinge usuários de várias nacionalidades, inclusive usuários brasileiros.


Após análise, verificou-se que os dados são legítimos, o que deixa todos estes usuários expostos a vários tipos de ameaças, sendo as mais comuns tentativas de phishing, extorsão etc. Apesar de vazamentos serem 'comuns', o vazamento do número de telefone é certamente mais alarmante, visto que vários serviços utilizam o telefone como método de segunda camada de autenticação, e criminosos em posse de seu número podem conseguir burlar os sistemas de serviços que utilizam o telefone como 2FA.


Caso você queira conferir se seu número vazou, é possível fazer a pesquisa por meio do website do Troy Hunt, https://haveibeenpwned.com/ . Para realizar a pesquisa, utilize o código 55 (Brasil) seguido do código da cidade e número de telefone. Exemplo: +5511912345678 ou apenas 5511912345678.


Esta pesquisa é importante para saber se seu número de telefone foi vazado para estar preparado para mensagens e quem sabe até ligações de criminosos tentando obter códigos para acesso a serviços como o próprio Facebook, Whatsapp, como até mesmo mensagens de extorsão.


Fontes:

https://www.businessinsider.com/stolen-data-of-533-million-facebook-users-leaked-online-2021-4

https://olhardigital.com.br/2021/04/03/seguranca/facebook-tem-vazamento-de-mais-de-500-milhoes-de-telefones-e-dados-pessoais-de-usuarios-brasileiros-inclusos/


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo