• bandeirantedigital

Novo golpe pelo whatsapp. Se proteja!

Os golpes pelo WhatsApp tem se intensificado e os criminosos tem sido muito criativos em suas abordagens. Neste post irei discorrer sobre um novo golpe que foi muito bem pensado e que pode enganar a qualquer um.

Antes de mais nada, sempre importante relembrar algumas premissas básicas e fundamentais:


1) Nunca repasse senhas e/ou códigos para ninguém!

2) Evite passar qualquer informação pessoal por telefone ou WhatsApp para quem você não conhece.

3) Evite clicar em links recebidos por mensagem de texto, por e-mail ou WhatsApp.


Agora vamos comentar mais sobre este novo golpe. Podemos considerá-lo como um ataque de spearphishing. "Traduzindo", é um ataque phishing porém direcionado a um alvo específico, e onde o criminoso possui informações de sua vítima. Isso porque este golpe se inicia com o criminoso, de um telefone desconhecido, enviando uma mensagem para você se passando por um conhecido seu, parente ou amigo próximo, informando que ou o telefone quebrou e está no concerto (por isso falando de um número desconhecido) ou qualquer outra desculpa que faça com que você baixe a guarda e acredite que o número desconhecido é realmente da pessoa pela qual o criminoso está se passando. Ressalto que o criminoso coloca como foto de perfil uma foto da pessoa pela qual está se passando, o que faz com que tudo contribua para que o ataque seja bem sucedido, dando um ar de credibilidade, já que você vendo a foto da pessoa que você conhece.


A partir daí, o criminoso ganha sua confiança, e então aplica o golpe, seja pedindo dinheiro por meio de transferência, ou pedindo que acesse um link ou até mesmo passe um código recebido por mensagem no seu celular. Lembre-se das 3 regras do começo! Isso evita a maior parte dos golpes.


Este tipo de golpe é muito bem elaborado e tem grandes chances de obter sucesso. O que podemos fazer neste caso, é sempre desconfiar e nunca clicar em nenhum link enviado. Além disso, é sempre importante tentar confirmar toda 'informação', ou seja, neste caso, tente entrar em contato com a pessoa que supostamente está te contactando e verifique a história.


Outra maneira de se proteger deste tipo de golpe, é criar um código para as pessoas de sua família, caso realmente estejam em perigo. Algo que não seja tão óbvio nem algo tão comum que possa ser confundido em uma conversa normal. Por exemplo, caso ninguém de sua família inicie uma conversa com a palavra Olá, vocês podem adotar essa palavra como o código.


Tudo parece bem trabalhoso, mas garanto que qualquer medida adotada, por mais trabalhosa que seja, vale a pena, já que caso alguém caia em algum golpe, o prejuízo pode ser muito grande.


É importante que estejamos atentos aos novos tipos de golpes, para que possamos nos 'vacinar' contra eles. Recomendo que sempre que descubra um golpe, avise os seus contatos com os detalhes do golpe e como podemos nos proteger dos mesmos.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo