top of page
  • bandeirantedigital

NextDNS - servidor DNS gratuito

Além dos servidores DNS gratuitos, como Cloudflare (1.1.1.1) e Google (8.8.8.8), existe uma excelente alternativa que, além de gratuito, te permite controlar diversas configurações, isso sem contar um log de registros e um dashboard bem organizado e com informações à mão.

Ao entrar no site, é possível utilizar uma configuração 'descartável', que dura por 7 dias, portanto é interessante criar uma conta para que a configuração não seja apagada depois dos 7 dias. Se você usa algum serviço de Alias, não esqueça de criar um Alias para criar a conta neste serviço!


Na página inicial, é mostrado as configurações padrão, são utilizadas para configuração do servidor DNS a nível de sistemas operacionais, navegadores e roteadores, conforme imagem abaixo:

No menu superior, há links para a configuração de segurança, privacidade, controle parental, lista negra, lista branca, estatísticas, registros e configurações. Ao rolar a página, o site mostra como realizar as configurações, seja no sistema operacional de desktop (Windows, Linux ou Mac), navegadores (Edge, Chrome, Firefox, Brave, etc), iOS e Android, ChromeOS e até em roteadores.

As configurações são bem simples, com a maioria com botões de ativar/desativar. A lista negra e lista branca, basta colocar as URLs desejadas e pronto.


No botão estatísticas, após a configuração do servidor DNS, seja a nivel de Sistema Operacional ou apenas no navegador, ele irá manter os registros, conforme tempo que você escolhe na aba Configurações, e mostrará num Dashboard organizado o resumo das principais informações, incluindo um mapa mundi que conforme as conexões com os servidores dos sites visitados (e também das consultas feitas pelos navegadores e sistemas operacionais), vão escurecendo em tonalidade azul conforme o número de visitas aumenta. É interessante analisar os locais onde os servidores dos serviços que você utiliza estão localizados. Lembrando que sempre que você verifique nos registros algum servidor em um local que você não esteja confortável em visitar, basta colocar este domínio na lista negra para que essa conexão com este servidor (por meio da URL), seja bloqueado.


As diversas configurações, ainda que de certa forma limitadas, atuam como um firewall, bloqueando conexões com servidores maliciosos ou os quais você não deseja criar uma conexão.


Site oficial: https://nextdns.io/


Navegue seguro!


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pensamento sobre privacidade digital

Proteger sua privacidade online é essencial na era tecnológica atual. Mantenha-se seguro, use senhas únicas e fortes, ative sempre que possível a autenticação em 2 etapas (ou 2 fatores) e evite compar

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page