top of page
  • bandeirantedigital

Investimentos digitais

O mercado das criptomoedas - diversificação é a chave


Muitas pessoas já ouviram falar de bitcoin, a criptomoeda mais famosa e antiga do mundo. Mas ainda assim, considero como algo novo, pois percebo muita resistência por parte de conhecidos de conhecer mais e porque não, investir uma pequena parcela de seu capital neste novo tipo de investimento.

Segurança e privacidade


Quão importante são a segurança e a privacidade?

Dois grandes diferenciais das criptomoedas, especialmente o #Bitcoin, é que fornecem alto grau de segurança e privacidade. Segurança pois a rede, chamada também de #Blockchain, é uma rede descentralizada a qual armazena seu banco de dados em diversos nós espalhados mundialmente na rede. Para que qualquer transação aconteça, é necessário a confirmação por ao menos 3 bancos de dados diferentes. Para pessoas familiarizadas com o assunto, funciona como uma verificação cruzada, onde para que o processo seja continuado, é preciso que seja feita uma tripla verificação de bancos de dados em diferentes locais. Isto garante a segurança do processo, pois caso um nó da rede fosse comprometido por um hacker, por exemplo, a transação não seria concluída, pois nas verificações os dados não seriam iguais.


Outro grande diferencial é a privacidade. Não existem nomes, números de documentos ou qualquer outro dado pessoal associado à uma carteira virtual, ou também conhecidas como wallets. Isto é bom, por um lado, mas pode ser muito ruim por outro. Isto porque pessoas podem se utilizar desse fato para cometerem crimes financeiros, ocultar patrimônio.


Diversificação


Apesar de não ser apenas uma moeda digital - o bitcoin pode ser utilizado para transferência de dados - encontramos nele uma alternativa interessante de diversificação de nosso portfólio de investimentos. Assim como é importante a diversificação nos investimentos tradicionais, nos investimentos digitais também esta frase é fundamental. A tecnologia pode ser considerada recente, e não podemos afirmar que o bitcoin será o futuro ou que o mesmo substitua as moedas fiduciárias, porém assim como o Linux, as criptomoedas estão ditando tendências no mercado financeiro, e por mais que no futuro não sejam o padrão mundial, penso haver grandes chances de continuar ganhando espaço no mercado, por isso a importância de fazer parte desse 'projeto'. Porém é importante ressaltar o fato de que neste mercado, por não ser regulamentado [ainda], há muitas fraudes - criptomoedas lançadas apenas para captar dinheiro dos investidores. Portanto, é importante investir em criptomoedas fortes e que possuam objetivo claro.


Segurança


Sua prioridade deve ser a segurança de seus investimentos.

No mundo das criptomoedas, as mesmas são armazenadas no que chamamos de wallets. São chaves públicas que são utilizadas para 'destravar' o acesso às criptos à ela relacionadas. Existem alguns tipos de carteiras, chamadas de Cold Wallets, Paper Wallets e Hot Wallets. Mas o que são cada uma delas?


O sistema das criptomoedas funcionam com um par de chaves - uma chave pública e uma chave privada. Imagine numa porta: a fechadura seria a chave pública e a chave seria a chave privada. A fechadura está lá para todos verem, porém, só sua chave pode abrir aquela fechadura. Então, cada carteira possui um par de chaves. A forma como você as guarda é que definem o tipo de carteira. As paper wallets, nada mais são que os códigos que formam sua chave privada escritas em um papel sulfite, por exemplo. Se você utiliza um serviço para armazenar suas criptomoedas, como exchanges ou aplicativos de terceiros, estas carteiras armazenam as chaves privadas, com você apenas precisando de uma senha [comum] de acesso. Porém, existem meios mais modernos e seguros que utilizam dispositivos hardware, os quais armazenam as chaves privadas em sua memória, de forma criptografada e com recursos de hardware que elevam o grau de segurança. Este tipo de armazenamento é chamado de Cold Wallet, pois não possui ligação com a internet, as chaves privadas são criptografadas e armazenadas no dispositivo.

Pesquise!


Este universo cripto é grade, com muito a ser explorado. Pesquise sobre os projetos, as novidades e aproveite para entrar em contato com o que há de mais moderno em tecnologias digitais.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page