Se você tem preocupações com relação à sua privacidade, uma coisa importante a se configurar é o seu servidor de DNS.
Antes de mais nada, é importante que se entenda, ainda que de maneira simplificada, como a "internet" funciona.
Um site nada mais é do que um conjunto de arquivos armazenados em um servidor. Assim como no explorador de arquivos, todo site possui um "caminho" de acesso, e este caminho é feito por um conjunto de números denominados IP.
Quando digitamos no nosso navegador, por exemplo, google.com, o navegador envia uma 'requisição' ao servidor DNS configurado, o qual identifica o site a ser visitado e direciona o navegador para o caminho do site (ou seja, o IP), permitindo assim que acessemos o website desejado.
Mas o que é um servidor DNS? DNS significa Domain Name System, e nada mais é o que foi explicado anteriormente. É um sistema que faz a correlação entre uma requisição em formato de texto para o endereço do site, que é um endereço numérico (IP).
E por quê essa informação é relevante? Ou, por quê eu preciso me preocupar com o servidor DNS que utilizo?
É importante porque o servidor DNS utilizado, tem acesso aos sites que visitamos. E isto pode dizer muito a nosso respeito. Pode servir, por exemplo, para categorizar os usuários de acordo com diversos critérios, os quais podem ser vendidos para empresas que irão rentabilizar estas informações com o marketing digital.
Mas e uma VPN, ela já não oferece criptografia dos dados transmitidos ao navegar na internet, inviabilizando a 'espionagem' de nossas informações?
Apesar da criptografia aplicada, ela é restrita ao fluxo de informações e não às requisições de domínios. Ou seja, por mais que as comunicações estejam 'blindadas', as requisições DNS ainda são enviadas ao servidor DNS em plain text.
Mas a boa notícia é que existe uma forma de garantir a privacidade com relação ao DNS, num protocolo chamado de DoH, ou DNS over HTTPs. Essa tecnologia faz com que as requisições ao servidor DNS sejam criptografadas por meio do protocolo HTTPS. Deste modo, as requisições são criptografadas, evitando que o servidor tenha conhecimento do website requisitado.
Existem diversos servidores DNS, muitos deles gratuitos, como por exemplo os serviços de DNS do Google e da Cloudflare. A configuração é simples, e pode ser feita em seu navegador, ou a nível de sistema, nas configurações do Windows. Basta colocar o endereço destes servidores DNS no campo específico, (1.1.1.1 para a Cloudflare e 8.8.8.8 para o Google) e pronto, suas requisições de websites serão todas criptografadas.
Em um próximo post, irei detalhar melhor como é feita a configuração de um servidor DNS.
Fique seguro!
Comments