• bandeirantedigital

Dicas avançadas de segurança digital

Atualizado: 14 de Jun de 2020

Se você se preocupa com segurança digital, com sua privacidade, estas dicas podem contribuir muito para isso. Além das dicas básicas, que você pode encontrar aqui no blog, é importante tomar precauções mais avançadas para manter-se seguro.

Vamos direto ao ponto:

1 - Crie um e-mail com um nickname, pseudônimo, apelido ou qualquer outra coisa que NÃO faça referência à seu nome verdadeiro. Utilize este e-mail para se cadastrar em sites diversos, que não sejam sites muito visitados ou que você não tenha interesse em um acompanhamento mais de perto da comunicação digital.


2 - Crie um e-mail específico para sites de compras online e o utilize em todos os sites de compras que você utiliza.


3 - Deixe seu e-mail principal apenas para comunicação importante, seja ela pessoal ou até profissional.


4 - Utilize uma VPN de sua preferência. Mas tome cuidado na escolha do seu provedor de VPN, pois um provedor não confiável ou com brechas na criptografia podem tornar seus dados públicos.


5 - Utilize uma chave de segurança em todos os serviços que permitam.


6 - Utilize um gerenciador de senhas confiável. Caso você utilize uma mesma senhas em diversos sites, é importante trocá-las deixando cada senha única. Muitos gerenciadores geram senhas aleatórias que são bem fortes, utilize este recurso sempre que possível.


7 - Faça backups constantemente. Para dados mais sensíveis, faça o backup em mais de um dispositivo, pode ser um pendrive.


8 - Caso você tenha um software que permita criptografia de dados, utilize este recurso. Porém é importante que mantenha a senha em um local super seguro. Também, para fins de segurança, é importante ter ao menos 2 cópias da senha, guardadas em locais diferentes para evitar riscos.


9 - Utilize bookmarks (favoritos) para acessar páginas da internet. Para segurança adicional em caso de acessos à contas bancárias, sempre na primeira tentativa de login, coloque uma senha errada. Caso o site seja falso, ele irá adiante, pois ele não sabe sua senha; apenas o banco sabe a sua senha correta. Essa dica foi dada por um especialista em segurança digital, Kevin Mitnick, antigo cracker que foi pego pelo FBI e posteriormente trabalhou com o órgão e hoje é consultor de segurança.


Bom pessoal, essas são dicas mais avançadas de segurança para que todos possamos navegar com mais tranquilidade na internet.


Até a próxima.


#Segurança #SegurançaDigital #VPN #Cibersegurança #Segurançanainternet #Navegaçãosegura

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo