• bandeirantedigital

Atenção aos golpes no mundo cripto!

Se você recebeu tokens sem que tenha comprado/solicitado, fique atento, pois são altíssimas as chances de ser uma fraude/golpe.

Recentemente, recebi 2 tokens de maneira totalmente inesperada, sem que eu tenha solicitado, comprado ou pedido em qualquer lugar. Foram eles, MNEB20 (BEP20) sob codinome Minerium e VERA20 (BEP20).


Para quem não conhece, BEP20 é o protocolo da Binance Smart Chain da corretora Binance.


Pesquisando na internet, descobri que esse é um golpe onde os golpistas enviam milhares de tokens para carteiras que eles pegam nos explorers. O golpe funciona partindo do seguinte pressuposto: o golpista ao enviar tokens 'gratuitos' para as vítimas, espera que as mesmas tentem realizar a venda por meio de um dApp. Ao tentar realizar a operação, a vítima é solicitada a autorizar o acesso à carteira, e assim que a vítima concede o acesso ao dApp, o roubo dos fundos é realizado.


Esse é um importante alerta que mostra os grandes riscos associados aos dDapps. Portanto, muito cuidado ao permitir o acesso de dApps de terceiros à sua carteira. O ideal é ter várias carteiras e caso necessite realizar swaps, por exemplo, utilize uma carteira única pra este fim com valores reduzidos, com o objetivo de minimizar os riscos.


Apesar desses golpes serem assim, não se pode descartar outros tipos de ataques como o que é conhecido como dust attack, um tipo de ataque onde os golpistas enviam o mínimo possível de tokens ou criptomoedas para as vítimas para monitorar, buscando descobrir a identidade da pessoa dona do endereço. Por isso, caso receba qualquer pequena quantia de qualquer moeda para seu endereço, se sua carteira permitir, envie todos seus ativos deste endereço MENOS essa quantia recebida para outro endereço e descarte o endereço antigo.


Fique atento, não caia em golpes. O conhecimento é a melhor arma como prevenção contra os golpes e fraudes.


#bitcoin #scam #golpes #fraudes #protejase

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo